Histórico
Decorrendo o ano de 1923, um grupo de Cirurgiões-Dentistas da região de Campinas pretendia, através de uma Associação, unir os odontólogos da região e defender os interesses profissionais da classe. Denominada Associação Odontológica Campineira, durou o tempo suficiente apenas para eleger e empossar sua diretoria.
Apesar desta efemeridade, alguns profissionais persistiram no propósito de uma Associação de Classe, tema recorrente nas reuniões ocorridas no Café Paulista. Este objetivo foi alcançado em 25 de setembro de 1926 quando, na Câmara Municipal, foi apresentado e aprovado um requerimento para a formalização da entidade.
Lavrada, então, a primeira ata da Entidade, passou a ser denominada Associação dos Cirurgiões-Dentistas de Campinas, tendo recebido, no mesmo ano, como doação, o primeiro livro para a sua biblioteca, uma cadeira e instrumentais para o atendimento odontológico da população carente.
Algumas datas para serem lembradas na história da ACDC:
- Dezembro de 1926 – Inauguração da primeira sede da ACDC à rua Barão de Jaguara, 43.
- Novembro de 1927 – Realização, na sede, do primeiro curso dirigido.
- Setembro de 1928 – Filiação à Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas.
- Novembro de 1959 – Realização do 1º Conclave Odontológico de Campinas.
- 1961 – A ACDC é declarada, pelo prefeito Miguel Vicente Cury, Órgão de Utilidade Pública Municipal.
- 1962 – Declarada, pelo governador Joaquim Sylos Cintra, Órgão de Utilidade Pública Estadual.
- 1964 – Inauguração da 1ª sede própria à rua Major Sólon, 48 por causa da dedicação dos Drs. Sérgio Martinho Cruz, João Salomão, José Carlos Silva, José Camargo, Celso Souza, Valfred Kaschel, Anilton Albertini, Fernando Martins e Newton Oppermann.
- 1968 – Transferência da sede para 4º andar da Avenida Francisco Glicério, 964.
- 1973 – Realização do 1º Conclave Internacional de Campinas que, desde então, é realizado bienalmente.
- 1975 – Início da Escola de Aperfeiçoamento Profissional, criada na gestão do Dr. Edgard Del Passo, sob a direção do Dr. Amaury Rossato.
- 1983 – Inauguração da atual sede da ACDC.
A partir de meados de 1999, continuadas em 2003 e 2004 e retomadas em 2007 e 2009, a ACDC ampliou e melhorou a sua planta física para que a classe odontológica usufruísse de um melhor atendimento.
- Um anfiteatro com consultório completo para aulas práticas, possuindo instalações para multimídia e poltronas confortáveis com capacidade para receber 206 pessoas.
- Um consultório com equipamento a laser para cirurgias e preparos cavitários.
- 39 consultórios distribuídos em 3 clínicas possuindo equipamentos de moderna tecnologia, dotadas de microscópios operatórios, preparadas para a aplicação de analgesia com óxido nitroso e possuindo os recursos de biossegurança preconizados pela Anvisa.
- Centro cirúrgico com 3 salas equipadas possuindo também analgesia com óxido nitroso, ar estéril renovado 45 vezes a cada hora, pressão positiva interna e água estéril em todos os pontos.
- Laboratório simulador multidisciplinar com 12 posições de trabalho equipados com microscópios operatórios individuais.
- Laboratório de prótese totalmente equipado.
- Salas de aula com recursos audiovisuais e sala interativa com 28 postos de informática.
- Biblioteca completa com acesso à internet e convênio para obtenção de artigos científicos em todas as bibliotecas odontológicas nacional.
- Estacionamento para mais de 150 veículos, oferecendo segurança e praticidade.
- Um espaço reformado para alimentação – Espaço Gourmet – oferecendo alimentação de qualidade para colaboradores, professores, alunos e pacientes em um ambiente confortável com tv e ar condicionado.
- Adição de uma área construída de 1.420 metros quadrados, onde são realizados o COIC e os Encontros de Especialidades, podendo receber também eventos de terceiros.
- Nesse espaço existe o "Poupa Tempo do Dentista" que abriga a Seccional da Delegacia do CRO-SP, o escritório do Departamento de Benefícios Plano de Saúde ACDC e as lojas Castelo Equipamentos e Oral Jet.